domingo, 5 de julho de 2009

Portfólio... uma nova forma de fazer educação/avaliação

Todo curso acadêmico que se inicia configura-se em um grande desafio para a nossa constituição como seres humanos comprometidos com o fazer educação e o auto constituir-se como um sujeito de aprendizagens, trata-se da possibilidade de ver, rever e compreender o conhecido e o não conhecido. Este blog será constituído de ideias, dúvidas e pensamentos que permearão os quatro anos deste curso: Artes Visuais, modalidade EAD (Educação a Distância), ministrado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Para aprender é imprescindível um movimento constante de ação-reflexão-ação, ou seja, a práxis pedagógica - educativa, pois estamos na era da informação, tudo é conectado e acessível a milhões de pessoas em frações de segundos, porém a escola em sua égide manteve-se quase inalterada e o processo avaliativo, muitas vezes esteve engessado a uma postura rígida e pré-concebida através de provas objetivas, mas neste estilo de instrumento é possível compreender o processo de aprendizagem dos educandos? Acredito que não, pois a prova objetiva solicita uma resposta certa, finalizando o estudo percorrido.
Sendo assim, este portfólio em forma de blog tem a intenção de registrar o meu percurso como acadêmica, minhas dúvidas, angústias, avanços sobre os conceitos estudados, como integrante deste processo pretendo demonstrar continuamente minha trajetória como estudante de arte e futura arte-educadora.
Como sou professora, preciso compreender o processo em que me inseri ao fazer parte deste curso, somos alunos da primeira turma na modalidade EAD, e é necessário que saiamos da esfera da avaliação quantitativa para irmos em direção a um processo emancipatório de avaliação, ou seja, a qualitativa e auto-reflexiva.
O portfólio constitui-se em uma forma criativa de avaliar, pois, vê-se de maneira processual o desenvolvimento da aprendizagem, como cada um compreende os assuntos desenvolvidos no início do curso e como a visão vai se ampliando e tornando-se mais crítica e coerente a partir das compreensões e aprofundamentos dos assuntos estudados.
Quando se tem um caderno, faz-se apontamentos escritos, desenhos, sinais múltiplos que constituem as dúvidas, os pontos dos quais discordamos, percebe-se quando o lápis é pressionado em virtude das angústias, medos, ansiedades e crenças que não querem ser alteradas. Neste campo virtual estas pequenas peculiaridades são perdidas, mas a ênfase mais importante é obtida, as ideias. Assim sendo, dei uma abertura singela de como meu portfólio irá se constituir, acredito que com o decorrer dos Componentes Curriculares (cadeiras), leituras realizadas e debates nos fóruns, conseguirão ampliar meu campo de visão e registrar continuamente minhas aprendizagens.
Para mim é um desafio fascinante ir registrando paulatinamente as dúvidas e compreensões dos fóruns em que participo e dos textos que leio, das pesquisas que realizo, certamente será o lugar de descobertas, reflexões e mudanças de concepções em minha construção sócio-pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário