terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sordidez e Beleza: repensando nossas ações ambientais

Falar em questões sórdidas é adentrar uma esfera social complexa que requer um pensamento sério e coerente com as perspectivas culturais, respeitando as diferenças que configuram o ambiente físico material, bem como o psiquismo imaterial humano, tendo clareza de que as diferenças fazem parte de nosso dia-a-dia.
Pensar em educação é atentar para a necessidade de inovar, mudar e instigar a busca do novo, que não é tão desconhecido como se imagina, é sim a possibilidade de integrar o aluno como sujeito ativo em seu processo de construção da aprendizagem.

Sordidez e beleza... palavras tão duras e complexas que nos levam a imaginar pensamentos e construir ações coerentes ou não com nossa sociedade, por muitas vezes acabamos nos envolvendo neste emaranhado social e nem damo-nos conta de nossa responsabilidade. Jogamos um papel de balas pela vidraça do carro, atiramos um toco de cigarro ao chão, lançamos uma latinha vazia no arroio, as sacolas plásticas voam em nossos ares e simplesmente não queremos assumir as consequências destes atos inadmissíveis socialmente, por considerarmo-nos modernos e intelectualmente manipuladores do ambiente.

É só caminhar, por algumas vielas, centros e calçamentos e veremos a tentativa dramática do ser humano em dominar o ser humano e a natureza, tudo começa com um gesto simples de lançar em qualquer lugar aquilo que queremos nos desfazer.

Com a globalização e industrialização da produtividade de bens de consumo, houve um significativo aumento do descarte, tudo tornou-se obsoleto em menos de seis meses de uso, as relações não encontram-se mais territorialmente definidas, mas em espaços desterritorializados, os valores encontram-se invertidos culturalmente e moralmente. Vivemos em uma crise paradigmática, sem precedentes e sem alternativas claras de superação. Portanto é preciso compreender a história de cada “coisa” para encaminhar-se a mudança ético-sócio-cultural.

E assim começa a degradação ambiental...

Um copo descartável jogado ao chão...

Esgoto sem tratamento correndo nas águas de uma cascata...

Paramos e nos questionamos:

Como tudo isto começou?

Um comentário:

  1. Oi, parabéns pelo blog. Traz assuntos de extrema importância para a sociedade, assuntos estes que precisam ser falados para que haja conscientização das pessoas.

    ResponderExcluir